A resenha de hoje é do livro "Autorretrato Anônimo" do autor Murilo Bazzo, parceiro do blog. Confira
“Sempre quis ser humano e viver uma vida, qualquer uma; desde que fosse inteiramente minha.”A melhor parte de um clichê é que ele é verdade! Por mais que tentemos fugir, eles sempre estão lá, escondidos nas arestas inacabadas das histórias que conhecemos. Este livro, por outro lado, não se propõe a esconder nada disso. Ao contrário, trata da viagem inóspita para dentro de si mesmo, o verdadeiro “conhece a ti mesmo”, que o personagem Paulo Macedo de dezessete anos realiza, numa tentativa de compreender a série de revelações devastadoras que culminaram com o desmonte da sua pacata vida de adolescente na capital mais quente do Brasil, segundo dizem. Enfrentar o próprio reflexo é uma tarefa árdua, será que você está apto para isto?
Paulo não é só um garoto confuso. Ele também tem muitos problemas em casa, e na verdade, desconhece metade deles. Sua família não se dá bem com alguns parentes, seu pai é preso no século passado, machista, racista, violento, bêbado e mais um monte de coisas... Já a mãe, que quando jovem lia muitos livros e era muito culta, agora estava "muda" para as coisas que aconteciam na sua frente, estava tão esquisita...
Tudo estava tão esquisito...
"Eu não sei o que devo fazer; Sei lá... Sabe quando você não consegue nem perceber para onde está indo? Já teve essa sensação?"
Além disso, era o último ano da escola, a qual só incentivava os alunos a fazer medicina, ou então, direito. E Paulo não tinha ideia do que fazer.... Não tinha ideia de quem realmente era... Mas ele ainda tinha Luisa e Daniel, seus novos e únicos amigos, ou seja lá o que eles eram, na verdade, apenas eram e que no meio de toda essa confusão, o ajudarão a lutar com mentiras, verdades, medos, angústias, brigas, descobertas e talvez, a mais importante delas: a de quem ele realmente é.
"...Requer questionar o próprio autorretrato, pintado engenhosamente com as cores do narcisismo, e sugerir que, talvez, ela seja apenas mais uma pitura anônima, no meio de tantas outras que habitam a grande galeria de arte - conceito questionável - que é o mundo."
Com uma escrita leve e envolvente, o livro "Autorretrato Anônimo", além de mostrar esse mundo tão complicado que é a adolescência, também trata de muitos assuntos fortes polêmicos que devem ser sim discutidos, refletidos e questionados, como por exemplo, machismo, abuso sexual e homofobia. E claro, traz várias e ótimas referências da literatura e da música que vão encantar o leitor!
Recomendado para que todos nós também sejamos capazes de conhecer o nosso "autorretrato anônimo"!
ONDE COMPRAR:
É isso pessoal, espero que tenham gostado, um beijo e até a próxima 😘💗💋
Postar um comentário