[Resenha]: Produto Artesanal ♥

Olá flores!

O resenha de hoje é do livro "Produto Artesanal" da autora Paloma Braga, parceira do blog. Confira:



SINOPSE: Quando conheci a Paloma, ela já estava escrevendo este livro. Eu não sabia. Nenhum de nossos amigos em comum também. Talvez nem ela. Mesmo assim, como os bons livros são, ele já estava – e está – sendo escrito. Foi incrível me debruçar sobre cada página, cada linha, ou espaço entre elas, em busca da experiência originária de cada verso. Por ser amigo, não tinha como não pensar em que momento, nesta caminhada, ela teria escrito aquelas páginas: um amor novo, uma bebedeira de final de semana, uma dor no coração. No entanto, foi mais extraordinário descobrir o que não tinha mudado, o que tinha ficado daquele momento em que o poema ganha força e vai além de sua autora. Paloma é uma linguista e opera seus poemas com exatidão daqueles que passam a existência esmiuçando as nuances da linguagem. Se ler seus poemas me faz querer reviver passagens da sua vida, principalmente algumas que conheço, ler as palavras minuciosamente colocadas me faz viver junto com ela o prazer da leitura. Reviver as experiências de Paloma nestas páginas é tentador, mas ter uma experiência própria diante do que é eterno na exatidão de seus textos é um prazer que vai além do amor, da bebedeira e da dor de cada verso.[Luca Creido]

"Produto Artesanal" é um copilado de poemas escritos durante a vida toda da autora Paloma Braga. Há entre eles, alguns leves e outros mais intensos. Uns sobre um beijo com sabor de café do seu amado e outros sobre o terror da reprovação no exame de habilitação da carteira de motorista.
Eu acho incrível a maneira que a Paloma brinca e tem intimidade com as palavras. O capricho e dedicação também são notáveis, sendo "Produto Artesanal" uma obra impecavelmente linda.


"No meu corpo há veias
Por toda a sua extensão de dores
Há também rachaduras
Por onde nascem minhas flores."


Confesso que achei alguns dos poemas românticos um pouco melancólicos e tristes, mas como foram escritos em diversos momentos da vida e como "poesia serve para acalmar" acredito que muitos possam se identificar. Os meus poemas preferidos com certeza foram "Raízes", "rachadura" e "Motivação", coincidentemente, os três que encerram a leitura.


"Escreva, apareça
Acima de tudo, permaneça
Cresça, evite a descrença
Abaixo de tudo, floresça."


Muito mais que um livro de poesias, Produto Artesanal é também um projeto de incentivo a escrita criativa, os kits de lançamento trazem uma caixa com versos para o leitor criar seus próprios poemas, exercitando a imaginação e criando um laço com a autora, que solicita receber estas criações.


Para finalizar, quero parabenizar a Paloma por esse e todos os seus outros trabalhos encantadores e inspiradores.

ONDE COMPRAR
Editora Penalux: aqui


AMOSTRA GRÁTIS
Editora Penalux: aqui
É isso pessoal, um beijo e até a próxima ♥♥♥

Postar um comentário