A resenha de hoje é do livro tão falado nos últimos tempos, "Outros jeitos de usar a boca" da escritora e artista Rupi Kaur. Confira:
Outros jeitos de usar a boca é um livro de poemas sobre a sobrevivência. Sobre a experiência de violência, o abuso, o amor, a perda e a feminilidade. O volume é dividido em quatro partes, e cada uma delas serve a um propósito diferente. Lida com um tipo diferente de dor. Cura uma mágoa diferente. Outros jeitos de usar a boca transporta o leitor por uma jornada pelos momentos mais amargos da vida e encontra uma maneira de tirar delicadeza deles. Publicado inicialmente de forma independente por Rupi Kaur, poeta, artista plástica e performer canadense nascida na Índia e que também assina as ilustrações presentes neste volume , o livro se tornou o maior fenômeno do gênero nos últimos anos nos Estados Unidos, com mais de 1 milhão de exemplares vendidos.
Precisamos falar sobre "Outros jeitos de usar a boca".
Apesar do nome parecer, a primeira vista, apresentar um duplo sentido, neste livro tão comentado nos últimos tempos, encontramos uma leitura forte e realista sobre muitos assuntos, dentre eles o abuso sexual, abandono, bullying e muito mais, temáticas que provocam repulsa aos culpados e empatia por aqueles que vivem estas realidades. Confesso que nessa primeira parte do livro, intitulada como "dor", fiquei meio desanimada pois realmente é uma escrita pesada e intensa. Depois, encontramos "o amor", com alguns poemas românticos clichês, alguns "sem vergonha", algumas críticas e também algumas utopias. A seguir há "a ruptura" com muitos "tapas na cara" em relação a muitos temas da vida, mas principalmente sobre relacionamentos. E por fim, encontramos "a cura" que enfoca e incentiva o autoconhecimento, autoconfiança e amor próprio, em especial para as mulheres. Na verdade, o livro como um todo tem uma atenção voltada para as mulheres e seu empoderamento, luta e justiça por seus direitos. Porém, não podemos nos enganar, achando que muitas das malezas do mundo atingem apenas o sexo feminino. Infelizmente, o mal está em todo lugar e para todos. Resta espalharmos mais amor por aí!
"Se você nasceu com
fraqueza para cair
você nasceu com
força para levantar."
Este, normalmente não seria um livro que eu compraria, mas não aguentei minha curiosidade e precisei devorá-lo no mesmo dia em que chegou aqui em casa, marquei com post-it, grifei, anoitei e também reli, pois é "Outros jeitos de usar a boca" é uma daquelas obras que ficam mais interessantes cada vez que você as lê. Por isso não postarei muitos quotes para não estragar a surpresa de quem quer apreciá-lo.
"Aceite-se
como você foi projetada."
É isso pessoal, um beijo e até a próxima ♥♥♥
Postar um comentário