[Resenha]: Amaríssimo ♥

 Olá Flores!

A resenha de hoje é do livro "Amaríssimo" da autora Mariana Mendes Torres, parceira do blog. Confira:



SINOPSE: "E vi surgir diante dos olhos, deslumbrado com a beleza dos textos, ão uma simples promessa no mundo das letras, mas alguém com estilo próprio e algo interessante a dizer. Melhor ainda, tendo pleno domínio da palavra e expressando-se com maturidade, aspectos imprescindíveis a quem almeja ser reconhecido como escritor. O descascar dos temas nos convidando , longe de rebuscamento e profundeza estéreis, a instigantes releituras dos poemas." - Wellington Soares.


Neste livro de edição linda, delicada e impecável (com ilustrações, inclusive), Mariana Mendes Torres derrama suas palavras, lembranças, observações e imaginações em poesias muitas vezes (para mim) complexas e outras vezes tão singelas, como a do sorvete, "Da Janela", uma das minhas favoritas.


"(...) imagino como deve ser a vida das pessoas de gostos simples

nem percebem os olhos dos outros

nem seus julgamentos e questões inúteis

talvez seja por isso que o brilho dos seus olhos nunca se apaga

será?"


Minhas outras poesias favoritas foram: "Déjà Vu", "Dias de Rei",   "Ororo" e "Já Dizia Bukowski: O Amor é um Cão dos Diabos".

Porém, credito que a poesia que mais explica o que este livro é e o que ele significa, por isso, trago um trecho dela a seguir:


"eu escrevo sobre muita coisa que imagino

mas os enredos têm cor, cheiro e sabor

porque eu acredito no que vejo, sinto e penso

mas não juro nada e você acredita no que quer

(...)

então não estranha, se achar que eu minto

se pensar que eu fujo, que sou carente ou que fantasio demais

eu jogo as tintas sem compromisso

e você desenha seu próprio quadro

assim, nos divertimos, nos inspiramos e não o aprisiono"


Confesso que esta não foi uma leitura fácil para mim, que geralmente devoro um livro rapidamente. Nesta experiência, tive que ler e até reler com mais calma, para tentar decifrar as mensagens que a autora queria passar.

Ler poesia, poema e nesse caso, prosa poética, sempre é um desafio diretamente relacionado ao momento em que o leitor esta vivendo. Enquanto me identifico com alguns trechos, outros não irão se identificar, e até eu mesma, em outra época da minha vida, quando relido, sendo uma experiência pessoal de cada um. Cada um irá tirar da leitura coisas que lhe apresentam algum significado e acredite, sempre há.

Considero essa obra requintada, íntima e nostálgica. Um livro para aqueles que gostam de se aventurar nas palavras de um autor, para aqueles que tem coragem de abrir essa linda porta da capa e conhecer Mariana Mendes Torres.


"...o Amor é um jogo de regras misteriosas 

e por isso, ele sempre nos vence."


ONDE COMPRAR:

Diretamente com a autora: aqui

É isso pessoal, um beijo e até a próxima ♥♥♥

Postar um comentário